qualidade de vida – FPI On #02

“Eu me aposentei e tive outras ofertas de trabalho, mas achei que se ajudasse as pessoas estaria mais realizada e motivada”

Norma Ieda Caetano, aposentada da Fundação IBM desde 1995.

Norma é um exemplo de quem dedica o tempo livre para uma causa especial – ela é voluntária (com outras cinco “ex-ibmistas”) do Instituto Refazer, em apoio a crianças e adolescentes portadores de doenças graves. Lá, dependem de doações para projetos que vão desde o acompanhamento das famílias, reforma de casas, entrega de medicamentos, até oficinas para geração de renda.

Adelino Lima Araújo Filho, também é um dos aposentados da Fundação IBM que queria fazer o bem. Ele colabora no planejamento e em projetos, com outros dois colegas aposentados pela IBM, na Sociedade Propagadora das Belas Artes – mantenedora de uma escola do ensino infantil ao médio para famílias de baixa renda – e diz que, com o desenvolvimento dos projetos eles conseguiram integrar mais os funcionários, atender às necessidades dos alunos e, assim, melhorar a qualidade no ensino.

Em incentivo a experiências como as da Norma e do Adelino, desde 2003, a IBM promove um programa chamado “On Demand Community”, que oferece, além de materiais de suporte ao voluntariado, a possibilidade de doação de recursos financeiros em apoio ao trabalho social, colaborando (e muito!) com instituições e ONGs.

Ambos já participam do On Demand Community há anos. “É motivante participar, pois nosso sonho é justamente encontrar alternativas para captação de renda”, finaliza Adelino.

Quer saber como funciona o programa? Acesse www.fundacaoibm.com.br e veja na página inicial a notícia com o passo a passo para solicitar a contribuição para a instituição em que você atua. O prazo para pedidos se encerra em 30 de setembro ou até o término dos fundos globais destinados ao programa (o que ocorrer primeiro).