seu bolso – FPI On #02

Ter as finanças domésticas organizadas é muito importante para a harmonia e a tranquilidade da família. Assim como funciona nas empresas, você também precisa conhecer o fluxo de caixa da sua casa. Ele é uma avaliação da movimentação do dinheiro ao longo do mês, do comportamento do que entra e do que sai do bolso dos membros da família, ou seja, das receitas e despesas respectivamente. Uma boa ferramenta para ajudar neste fluxo é a planilha de orçamento familiar, disponível no site da Fundação IBM.

Além da organização básica das finanças, pequenas atitudes podem fazer a diferença no bolso. Acompanhe:

Em casa

•         Compre lâmpadas econômicas, que reduzem em até 87% o consumo de energia. O investimento vale a pena;
  •         Tome banhos rápidos. Além de preservar sua pele, você economiza água e energia elétrica (ou gás);
  •         As roupas podem ser lavadas e passadas uma vez por semana, assim você economiza água e energia elétrica.

No mercado

•         Evite as compras “picadas”, pois geram mais gastos. Não esqueça a lista de compras e passe longe das gôndolas de guloseimas e de supérfluos;
  •         Evite ir ao mercado com fome, pois a chance de ceder às tentações é maior.

No trânsito

•         Opte por carros mais econômicos, principalmente se você costuma ficar muito tempo no trânsito;
  •         Avalie alternativas de transporte, como carona, bicicleta, transporte público, entre outras opções.

No shopping

•         As promoções são grandes tentações, seja forte e resista;
  •         Antes de sair comprando, pare e avalie se a compra é realmente necessária e se cabe no seu orçamento.

No fim de semana

•         Você não precisa se privar de fazer coisas de que gosta como jantar fora, ir ao cinema, ao teatro, etc. A dica é: utilize o bom senso e o equilíbrio e aproveite!

Fonte: Jornal da Fundação Previdenciária IBM – FPI On – Edição #02