qualidade de vida – FPI On #04


A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu a depressão como o tema a ser globalmente explorado em 2017, por meio da campanha “Depression: Let’s talk”. Mais de 300 milhões de pessoas no mundo convivem com a doença e o Brasil é o país com maior número de casos na América Latina (cerca de 11 milhões de pessoas).

A depressão é uma doença caracterizada por tristeza persistente e perda de interesse em atividades que, normalmente, proporcionavam bem-estar, acompanhadas de incapacidade de realizar tarefas diárias durante, pelo menos, duas semanas. Pensamentos negativos constantes, sentimentos de inutilidade, culpa ou desespero, prejuízo da qualidade do sono, concentração reduzida, alterações de apetite e ansiedade também são alguns dos sintomas mais comuns.

Entender melhor o que é a doença e a forma de como ela pode ser abordada ajuda a reduzir o estigma social. Veja como oferecer suporte a pessoas com depressão:

  • Seja empático

Tente conhecer e compreender a experiência do próximo.

  • Ofereça ajuda

Deixe claro que você quer ajudar, ouvir sem julgamento e oferecer suporte.

  • Aborde a situação o quanto antes

Não deixe o problema se arrastar. Alguém que a pessoa conheça, confie e respeite é a ideal para abordá-la.

  • Incentive

Incentive a realização de atividades físicas regulares e a concentração em coisas positivas.

  • Apoie a procura por ajuda profissional

O tratamento envolve psicoterapia e/ou medicação. Após algumas semanas de tratamento contínuo já é possível observar uma melhora, o que torna a paciência e a rede de suporte dentro do contexto familiar e/ou social essenciais para a recuperação.

Fonte: Jornal da Fundação Previdenciária IBM – FPI On – Edição #04