Qualidade de vida – FPI On #07

Estamos nos preparando para viver até os 100 anos ou mais?

Por Luciana M. C. Carvalho Raymundo, MD

Gerente de Saúde – CH&S – IBM Brasil

Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou o Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde cuja introdução diz que, pela primeira vez na história, as pessoas têm expectativa de viver mais que 60 anos. Mas, será que estamos preparados para isso? A meu ver deveríamos nos preparar para viver, no mínimo, até os 100 anos!

No início do século XX a expectativa de vida no Brasil girava em torno dos 30 anos, essa expectativa aumentou gradativamente e chegamos então, ao século XXI. Baseado em estudos populacionais atuais, sabemos que a perspectiva de vida de uma criança nascida no Brasil em 2015 será de 20 anos a mais do que a de uma criança que nasceu no Brasil há 50 anos atrás. E a projeção para um futuro não muito distante, por volta de 2060, é de que um terço da população brasileira tenha mais de 60 anos de idade.

Estamos nos preparando para viver todos esses anos que estamos ganhando? Antes de responder, precisamos saber como queremos que esses “anos extras” sejam vividos. Acredito que a maioria de nós deseja vivê-los com muita intensidade e amor. Porém, para que isso seja possível, nosso projeto de vida deve ser baseado em prioridades e objetivos bem definidos buscando o equilíbrio entre saúde, projetos de futuro e vida financeira. Como médica, sugiro colocar em primeiro lugar no projeto de longevidade a melhoria da qualidade de vida, com foco nos pilares: Alimentação Saudável, Atividades Física e Mental e Cuidados Especiais de Saúde, sempre que possível com apoio de um time multidisciplinar. Essa é a base fundamental para uma longevidade saudável e bem vivida, longe de hospitais ou de internações prolongadas, e que gera resultados significativos na melhora da qualidade de vida para os idosos.