Editorial – FPI On #08

Os brasileiros já estão há algum tempo aguardando a tão falada ‘retomada econômica’ depois da crise e recessão ocorridas entre 2014 e 2016. Independente de crescimento no PIB ou qualquer outro indicador de atividade econômica, uma lição foi aprendida neste período: quem tem um controle da sua situação financeira e uma relação harmônica entre consumir agora e guardar para o futuro está preparado para qualquer turbulência.

Esta nova realidade de brasileiros preocupados com suas finanças é facilmente evidenciada pela quantidade de novas plataformas e veículos de investimento e até pelos digital influencers totalmente dedicados a boas práticas de educação financeira e investimentos. E um ambiente com uma maior diversidade de produtos e fontes de informação só pode ser positivo para todos.

Em um planejamento financeiro maduro e bem estruturado com objetivos de curto, médio e longo prazo, não pode faltar um plano de previdência complementar. Segundo estatísticas, apenas 6% da população brasileira tem acesso a um plano complementar em uma entidade fechada como o Plano CD oferecido pela Fundação IBM, logo nossos participantes fazem parte de um seleto grupo de privilegiados (isso sem nem entramos nas vantagens específicas do Plano CD em si).

Assim, é preciso que os colaboradores da IBM que ainda não fazem parte do Plano CD conheçam as diversas vantagens dele em relação a outras formas de investir para o seu futuro, inclusive a planos de previdência oferecidos no varejo (PGBLs). Aproveitamos um espaço nessa edição do FPI On para falar da Portabilidade, ou seja, a possibilidade de trazer recursos de outros planos para a Fundação IBM e aproveitar, por exemplo, os diversos Perfis de Investimento disponíveis (consulte em nosso site os bons resultados alcançados pelos perfis neste ano).

Dedicamos também um espaço para falar sobre alternativas de investimentos em um momento histórico que a taxa básica da economia (taxa Selic) nunca esteve em patamares tão baixos. Esse pode ser o momento para as pessoas avaliarem o nível de risco de suas aplicações, tanto no plano quanto em seus investimentos pessoais, se quiserem colher bons retornos no futuro.

Boa leitura!

Andrea Musico