Qualidade de vida – FPI On #08

Prevenindo o câncer de pele

O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil, e a melhor forma de preveni-lo é utilizando o protetor solar. Saiba que ele deve ser aplicado regulamente mesmo em dias nublados ou quando você não esteja exposto diretamente ao sol.

·         Utilize filtro solar com Fator de Proteção Solar (FPS) 30, no mínimo.

·       Utilize uma pequena quantidade (equivalente a uma colher de chá para cada área) para: barriga e peito, braço e antebraço direito, braço e antebraço esquerdo, costas, rosto e pescoço.

·         Para cada perna e pé utilize uma quantidade maior – equivalente a duas colheres de chá.

·         Os protetores com cor garantem dupla barreira de proteção e são uma melhor opção quando disponíveis.

·         Para exposições mais intensas (praia, piscina, etc) as aplicações devem ser feitas a cada 2 horas, mas se a pessoa transpirar muito, o intervalo deve ser menor.

·         A reaplicação deve ser feita independente da exposição solar.

·         Evite a exposição solar entre 10h e 16h.

·         Em caso de dúvidas, procure um dermatologista!

Sinais de alerta da doença

Se você observar pequenas lesões avermelhadas que coçam, descamam, sangram ou não cicatrizam em até 4 semanas, ou ainda, pintas acastanhadas ou enegrecidas que mudam de tamanho, forma e cor, procure um dermatologista. Além da exposição excessiva ao sol, existem outros fatores de risco para a doença como pele clara, história prévia ou familiar de câncer de pele, presença de pintas escuras, bem como idade acima dos 40 anos.

Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o câncer de pele, maiores são as chances de cura.