Editorial – FPI On #09

O que aprendemos até agora?

Com a pandemia do coronavírus, tivemos que aprender, em tão pouco tempo, a ser resilientes, a nos adaptar a uma nova rotina de trabalho, de estudos, de convívio social à distância, e a saber lidar com as incertezas sobre o futuro.

É impossível saber o que vai acontecer daqui a alguns meses, mas já sabemos que o mundo será diferente e cada vez mais digital e ágil. Para alguns estudiosos, muitas das experiências e mudanças vividas nesta fase serão concretizadas no pós-pandemia, as relações de consumo serão repensadas e diversos setores terão que se reinventar para se manterem nesse novo mundo que está por vir.

Do ponto de vista financeiro, a pandemia pegou muita gente de surpresa. Desde pequenos empresários que estão com dificuldades em manter seus negócios, até pessoas com planejamentos de médio e longo prazo que tiveram que ser suspensos ou repensados devido à incerteza.

Uma das missões da Fundação IBM é divulgar e sempre reforçar junto aos seus participantes a importância de um bom planejamento financeiro e previdenciário. De todos os conceitos e boas práticas referentes à organização  financeira, um deles ficou evidente neste período de incerteza: como é fundamental ter uma reserva de emergências. Sem dúvidas, as pessoas que já tinham esta reserva antes da pandemia tiveram uma margem de segurança maior para atravessar o atual momento com um pouco mais de tranquilidade. Para quem ainda não possui uma reserva de emergências, pode ser a hora de começar a poupar e a investir para este objetivo.

Convido todos a lerem esta edição do FPI On, onde apresentamos algumas reflexões importantes sobre o planejamento para o futuro neste novo cenário de pandemia, explorando diversas frentes: como lidar com os investimentos de longo prazo em épocas de alta volatilidade, o que deve mudar no planejamento financeiro (seja nas finanças pessoais, seja no Plano CD da Fundação) e como trabalhar o psicológico neste momento de isolamento social, inclusive convivendo por mais tempo com nossos familiares. Não perca!

Boa leitura,

Equipe Fundação IBM.