Família – FPI On #11

Cuidados com os pais na terceira idade

Com o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, o envelhecimento da população, será cada vez mais comum que os papéis sociais entre pais e filhos se invertam, cabendo aos filhos cuidar da saúde e zelar pelo bem-estar daqueles que protagonizaram a sua criação. Mas como será essa tarefa?

Sem dúvidas, com muitos desafios! E, o primeiro deles será a própria aceitação do idoso em depender de alguma maneira do filho. Etapa que precisa será encarada com paciência. Lembre-se que a pessoa já teve independência e autonomia e estabeleceu seus gostos e hábitos durante a vida. Por isso, ela não precisa ser “educada”, e sim cuidada. Com isso em mente, é fundamental iniciar um planejamento para que essa fase seja a mais tranquila possível tanto para o idoso quanto para a família.

Para começar, é preciso entender melhor sobre a situação, o problema ou doença dos pais e analisar também as questões financeiras, de saúde, moradia e rotina. Nesta etapa é fundamental buscar ajuda para lidar emocionalmente e financeiramente com as demandas, seja dentro da própria família, entre amigos e colegas, com assistentes sociais ou organizações do terceiro setor e até mesmo com profissionais da área da saúde. O ideal é obter suporte.

Apesar da intensidade do que isso pode representar, este é um momento para rever laços, ficar mais próximo e despertar compaixão ao perceber que os pais chegaram a um estágio de limitação e dependência. É também uma oportunidade de exercer a gratidão por tudo que fizeram por você durante a vida, de aprender mais sobre partilha e de vivências transformadoras. E, por outro lado, os pais se sentem acolhidos e importantes, fato que ajuda, inclusive, a evitar depressões na terceira idade e a melhorar o bem-estar.