Investimentos – FPI On #11

Você sabe como é investido seu dinheiro?

A Fundação IBM implementou em Outubro/20 cinco novos perfis de investimento sendo estes CDI, RV 20, RV 35, RV 50 e RV 65. O objetivo dessa alteração foi proporcionar aos participantes opções mais simples e adequadas ao momento econômico.

O perfil CDI é composto por investimento em renda fixa passiva, onde o objetivo é entregar o benchmark CDI, que reflete a taxa básica de juros do mercado brasileiro. Os demais perfis possuem investimento em renda fixa ativa e renda variável em sua composição sendo que o percentual aplicado em renda variável é refletido na nomenclatura de cada perfil (ex. O perfil RV 20 possui 20% de alocação em Renda Variável).

Classes de ativos que compõem cada perfil:

CDI: 100% Renda fixa passiva

Produtos de Renda Fixa de baixa volatilidade

– Títulos públicos federais pós fixados (LFT) com prazo máximo de 5 anos;

– Títulos públicos federais pré fixados e atrelados à inflação (LTN / NTN-B) com prazo máximo de 2 anos;

– Compromissada;

– Crédito bancário (CDBs ou LFs) com prazo máximo de 5 anos;

RV 20 a RV 65: Renda Fixa Ativa/ Renda Variável Ativa (local & exterior)

Produtos de Renda Fixa ativa:

– Títulos públicos federais pós fixados, pré fixados e atrelados à inflação (LFT / LTN / NTN-B) com prazo máximo de 5 anos;

– Compromissada;

– Crédito (CDBs, LFs, Debentures, FIDIC) com prazo máximo de 5 anos;

– Derivativos (Juros, Inflação, Moeda);

Renda Variável Local:

– Alocação em ações entre 95% a 100% do valor total investido;

– Títulos públicos/Compromissadas – até 5% do total investido;

Renda Variável Exterior:

– Fundo BB Global Select.

Como a Fundação não possui gestão própria, terceiriza a gestão às assets selecionadas. Nosso time é responsável por definir a estratégia de investimentos de cada perfil oferecido que é aprovada pelo Comite de Investimento, fazer a seleção dos gestores que serão responsáveis pelos fundos que comporão as estratégias, acompanhar os investimentos realizados e a performance de cada fundo. Realiza reuniões mensais sobre cenários e posições. Também é responsável pela governança, compliance assim como acompanhamento dos produtos adequados ao nosso perfil.

Os gestores dos fundos são: Bradesco Asset Management, Western Asset, Pimco, Santander Brasil Asset Management, Itau Unibanco, Safra Asset Management, Vinci Asset Management e BB Gestão de Recursos DTVM (compra cotas do Fundo offshore do JP Morgan).

A seleção dos gestores é feita de forma criteriosa considerando aspectos tanto quantitativos quanto qualitativos.  Também utilizamos a consultoria de investimento Aditus visando ter uma visão imparcial na seleção dos gestores utilizados.

Investimento no Exterior

A estratégia de investimento internacional foi implementada em 2015, sendo a Fundação IBM umas das pioneiras nesse segmento para planos de pensão. Ano passado com a mudança dos perfis foi feita a maximização do percentual permitido em investimento no exterior, que atualmente é de 10% do total dos investimentos por perfil.

A Fundação investe no fundo BB Global Select, que compra cotas do fundo exterior JP Morgan Global Select. O benchmark estabelecido para esse fundo é o MSCI World, índice de ações que considera mais de 1500 empresas de diferentes regiões. Importante também mencionar que o fundo é unhedged, ou seja, sofre variação cambial.

O investimento no exterior atua como um mecanismo de proteção importante na carteira de investimentos. Em momentos de alta volatilidade no mercado é esperado queda do Ibovespa, sendo que nesse cenário, em geral, temos a depreciação da moeda local e desta forma, o investimento internacional tende a ter uma rentabilidade superior devido a valorização do dólar. Por outro lado, em momentos de otimismo no mercado brasileiro tendemos a ter a apreciação do real, e por esse motivo, uma rentabilidade maior no ibovespa quando comparado ao investimento exterior.

O que gostaríamos de ressaltar é que a proteção obtida com a diversificação no investimento internacional tende a ser significativamente superior à menor rentabilidade obtida em momentos de apreciação da moeda. Outro ponto bastante relevante é o alcance da diversificação nessa modalidade, como mencionado anteriormente o MSCI engloba mais de 1500 empresas enquanto que o Ibovespa engloba menos de 100.

No ano de 2021 (Janeiro a Julho) observamos uma rentabilidade de 16.5% do BB Global Select vs 2.3% do Ibovespa.

A Fundação acredita que essa modalidade de investimento é uma forma eficiente de proteger parte dos ativos em momentos de aumento de volatilidade, como foi observado em passado recente, e também na perspectiva de incerteza no mercado brasileiro frente as eleições de 2022.