Família – FPI On #15

Falando sobre dinheiro com as crianças

É na infância que acontecem os primeiros contatos com o dinheiro. A partir dos 6 anos de idade, as crianças já começam a aprender valores, preços, troco e também a reconhecer cédulas e moedas. Esse é o momento ideal para começar a ensiná-las alguns conceitos de educação financeira, envolvendo-as na construção do orçamento doméstico e mostrando desde cedo a importância de poupar. Veja 4 dicas para iniciar essa conversa com os pequenos:

Jogo dos Quatro Porquinhos

Uma boa dica para falar sobre reservas, objetivos e escolhas financeiras é o jogo dos quatro porquinhos. Funciona assim: Adesive quatro cofrinhos com as palavras “gastos”, “poupança”, “investimento” e “doação” e explique para a criança qual o propósito de cada um deles. O porquinho com o adesivo “gastos” é para objetivos de curto prazo como, por exemplo, um lanche na escola. A “poupança” é para objetivos de médio prazo, como a compra de um brinquedo. Já o “investimento” está relacionado a longo prazo, como uma viagem. O último é a “doação”, para que a criança reflita sobre a importância de dar algo em troca do que recebe.

Mesada (ou Semanada)

Inicie uma “semanada” para que as crianças façam seus planejamentos e separem uma quantia para cada objetivo traçado. A sugestão é de R$1 por ano de idade, por semana. Mas saiba que não é recomendável associar esse dinheiro ao estudo, ou seja, a mesada ou semanada não deve ser um prêmio por boas notas.

De onde vem o dinheiro

Explique quais são suas atividades diárias e o valor da sua hora trabalhada. Assim, a criança vai começar a entender que se ganha dinheiro como troca pelo trabalho realizado e, assim, aprender sobre o valor do dinheiro.

Cartão de crédito

É comum escutar “paga no cartão, mãe”. É importante explicar para a criança o conceito de crédito e que o cartão não é uma fonte de renda extra.