Plano Contribuição Definida

Flexibilidade na escolha do melhor investimento para garantir uma aposentadoria tranquila.

O Plano de Contribuição Definida (CD), criado em Março/1996, tem como objetivo permitir que o empregado e a empresa realizem aportes mensais para constituir um fundo que será usado na aposentadoria.

Esse plano permite que os participantes contribuam com um percentual mensal de seu salário, e recebam uma contrapartida da patrocinadora IBM Brasil. O participante tem a flexibilidade de escolher em qual perfil de investimento alocar seus recursos.

Informativos da fundação

Nesta seção, você encontrará arquivos com temas sobre a Fundação IBM que são muito importantes caso você necessite de informações adicionais em momentos cruciais para o Plano da Fundação IBM.

• Informações para Adesão ao Plano
    Acabou de ser contratado na IBM ou Proxxi? Quer ter acesso a mais um benefício e além disso pensar no seu futuro? Utilize este informativo caso queira conhecer a Fundação IBM, suas regras e como ser um participante. Faça já sua adesão!
  • Informações no Desligamento
    Você se desligou da IBM ou Proxxi e ainda não é elegível a aposentadoria pela Fundação IBM? Saiba quais são as suas opções e quais ações deverão ser tomadas com a ajuda deste informativo.
  • Informações para Aposentadoria
    Você já é elegível a aposentadoria e esta se desligando da IBM ou Proxxi? Veja neste informativo o que será necessário fazer para requerer o seu benefício e passar a receber uma renda mensal pela Fundação IBM.
  • Guia do Imposto de Renda
    Saiba como declarar seu Plano da Fundação Previdenciária IBM no Imposto de Renda.

Unidade de referência

Simule seu benefício de aposentadoria

Ao aderir a um plano de previdência privada é preciso ter ferramentas para decidir quanto poderá investir no seu futuro.

Utilize o simulador acima para fazer a estimativa do seu benefício mensal na aposentadoria e entender as duas formas de tributação vigentes. Assim, ao se tornar participante, escolherá o que for melhor para você.

Formulários e procedimentos

Nesta sessão, você, aposentado(a) do plano de Contribuição Definida, encontra os principais formulários e procedimentos para alteração de renda, resgate de parte do saldo e outros itens previsíveis dentro do regulamento do seu plano.

O formulário desejado deve ser impresso, preenchido e encaminhado por Correio ao endereço constante no rodapé do documento. Antes do processamento, validaremos sua elegibilidade ao item solicitado, conforme previsto no regulamento do plano de Contribuição Definida.

Caso você não seja elegível, o documento será descartado sem aviso prévio.

Os termos recebidos até o último dia de cada mês serão processados até o último dia do mês posterior, desde que estejam corretos.

1) Alteração de Renda Mensal

Esta solicitação só pode ser feita nos meses de Junho e Dezembro de cada ano e, para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Acesse a sua Área do Participante
  2. Página Inicial
  3. Widget Campanha (destacado em azul)
  4. Alteração de Opção de Renda

2) 10º aniversário – Alteração de Renda Mensal e LumpSum

Quando você completa mais de 10 anos de recebimento de aposentadoria pela Fundação, pode optar por alterar seu percentual de recebimento sem utilização do limitador máximo de 2,0% mensais e/ou efetuar um saque a qualquer momento.

3) LumpSum Moléstia Grave

Quando você é portador de uma moléstia grave atestada pela Receita Federal e isento do Imposto de Renda, você pode fazer até 2 saques por ano de valores adicionais ao benefício mensal pago. Este saque também poderá ser de 100%.

4) LumpSum em Parcela Única

No momento da aposentadoria ou a qualquer momento posterior, você aposentado(a) poderá resgatar em parcela única, até 25% de seu saldo.

5) Isenção de IR após 65 anos

Se você deseja ter a parcela isenta do IR por ter mais de 65 anos de idade e, não usufrui dessa isenção em sua aposentadoria do INSS, preencha o formulário com sua solicitação. Lembrando que a isenção parcial cabível aos maiores de 65 anos só será aplicável para os casos em que o beneficiário tiver optado pelo regime de tributação progressivo. Quando a regime aplicado for o regressivo, isto é, o de tributação exclusiva na fonte, a isenção parcial regulamentada aos maiores de 65 anos não é aplicável. Essa posição está baseada na Solução COSIT 280/2017, bem como a interpretação da lei 7.713/88, art 7º em conjunto com a Lei 9.250/95, arts 3º e 4º.

6) Dependentes para Fins de Imposto de Renda

Utilizado em caso de alteração de dependentes para fins de Imposto de Renda.

7) Beneficiários da Fundação IBM em Caso de Falecimento

Utilizado em caso de alteração de beneficiários para o recebimento do saldo da Fundação no caso de falecimento do titular.

8) Formulário de Pessoa Politicamente Exposta

Utilizado em caso do participante se enquadrar em uma das opções de pessoa politicamente exposta.