investimentos

Mudanças nos perfis de investimento

Desde abril desse ano a Fundação IBM está com uma novidade para todos os participantes dos Perfis Ativos (Conservador, Moderado e Agressivo).

A composição dos Perfis Conservador, Moderado e Agressivo com Gestão Ativa passou por alterações, com o objetivo de aumentar a diversificação dos rendimentos. Vale lembrar que os Perfis com Gestão Passiva não sofreram alterações.

A parcela de investimentos em renda fixa permanece a mesma, o que mudou foi o montante investido em renda variável. Até março de 2015, 100% dos investimentos em renda variável estavam concentrados em ações da bolsa de valores BM&F Bovespa. Com a nova alocação, além das ações da BM&F Bovespa (que passarão a representar 60% da renda variável), o patrimônio também está alocado em ações que pagam bons dividendos (representando 20%) e investimentos no exterior (mais 20%). Veja, ao lado, como ficaram os perfis com as mudanças.

Perfis com Gestão AtivaRenda FixaRenda VariávelRenda Fixa
(Benchmark)
Renda Variável
(Benchmark)
Super Conservador100%CDI + 0,9% a.a.
Conservador80%20% CDI + 0,9% a.a.60% – Ibovespa + 3% a.a.
Moderado65%35% CDI + 0,9% a.a.20% – IDIV + 2,5% a.a.
Agressivo50%50% CDI + 0,9% a.a.20% – MSCI + 0,5% a.a.

É importante ressaltar que se você não estiver confortável com as alterações, há outras opções de perfis disponíveis para investir o seu patrimônio. A Fundação IBM não altera o seu perfil sem que isso seja solicitado por você. Para saber mais detalhes sobre os Perfis de Investimento da Fundação IBM, leia a Cartilha de Perfis de Investimento, disponível no site da entidade.